Vale a pena comprar um smartphone ou tablet de 32gb hoje?


Embora não seja nada aconselhável comprar smartphones com menos de 64gb nos dias de hoje, sempre há aquela pessoa menos informada, que muitas vezes é induzida por um vendedor ou promoção relâmpago a adquirir um dispositivo com 32 e muitas vezes, 16gb de armazenamento. Observe o exemplo a seguir.

Independente da marca, seja Xiaomi, LG, Motorola, Samsung, etc, já vamos deixar claro que, respondendo ao título do post, não, não vale a pena atualmente comprar um celular com 32gb. Logo abaixo iremos citar os principais motivos.

Por que não vale a pena comprar um smartphone/tablet de 32GB

Um smartphone de 32gb já vem com aproximadamente 12gb utilizados por conta do sistema Android e seus apps pré-instalados de fábrica (sendo que muitas vezes esses não permitem a sua desinstalação). Partindo desse princípio (32-12), o usuário teria apenas 20gb disponíveis para o armazenamento de arquivos pessoais e download de novas aplicações.

Mesmo aquelas pessoas que utilizam um número reduzido de aplicativos, tais como: whatsapp, facebook e youtube, basta um whatsapp da vida e a participação em alguns grupos para rapidamente, encher a memória interna com fotos e vídeos.  O próprio Facebook que normalmente inicia ocupando 250Mb, facilmente passa a dominar 1Gb no armazenamento em função de suas atualizações e adições de novos recursos. O mesmo é válido para o instagram.

Vale mencionar que, quanto melhor a qualidade da câmera do smartphone, mais qualidade suas fotos/vídeos terão e, consequentemente, maior será o tamanho desses conteúdos. Observe as propriedades do vídeo abaixo gravado através de um samsung galaxy S7 (modelo de 2016). Se tivéssemos realizado uma gravação de 10min esse vídeo ocuparia pelo menos 1Gb do armazenamento interno.

 

E se você gosta de jogos… está preparado??? Os games mais populares demandam aproximadamente 1Gb  de espaço apenas para a instalação, e vale lembrar que todos baixam diversas atualizações posteriormente, aumentando consideravelmente o espaço utilizado.

A diferença de preço entre um aparelho de 32 e 64 muitas vezes chega a ser incrivelmente pequena. Entre R$100,00 e R$200,00. É claro que esse valor não é pouco, considerando a atual realidade de nosso país, entretanto, a maioria das pessoas que compram um smartphone atualmente pensam em ficar com ele por pelo menos 2 anos e para isso, é necessário investir um pouquinho mais para não se arrepender depois.

E aí você pode se perguntar… e se eu comprar um smartphone de 32gb e inserir um cartão de memória micro sd de 128gb? Por motivos de segurança o sistema operacional Android não permite que você mova as aplicações para o armazenamento removível, sendo assim, o mesmo é utilizado apenas para arquivar conteúdos como fotos e vídeos. Alguns apps como spotify e netflix permitem que o usuário façam o download de músicas e vídeos direto para o micro sd, porém, o aplicativo em si fica instalado na memória interna principal. Outro ponto que devemos mencionar é que, caso o usuário insira um cartão de baixa qualidade, isso irá comprometer drasticamente o desempenho do dispositivo, principalmente na realização de gravações de vídeos em alta definição. Caso decida utilizar um cartão, dê preferência a modelos de pelo menos 64Gb classe 10, e verifique a procedência do mesmo (são muitos os modelos falsificados).

Então, pensando em comprar um novo smartphone/tablet? Procure por modelos de pelo menos 64gb!

Leia também

Como descobrir meu número de telefone celular em qualquer operadora

Pode parecer  um assunto inútil, mas essa é uma situação que acontece com muitas pessoas. ...