Cabo HDMI Pix 2.1 é bom?


Cabos HDMI 2.1 não são nenhuma novidade, precisamos iniciar o post com essa informação. Lançado em 2017, essa versão apenas está se popularizando agora, seja por conta da redução de preço e/ou aumento do suporte de dispositivos compatíveis.

Se você chegou até aqui certamente está buscando uma melhor qualidade de imagem e fluidez, seja em um monitor de pc ou tv, certo? A primeira coisa que você DEVE investigar, é se há a necessidade de atualizar para essa versão. Caso TODO o seu equipamento não seja compatível, o cabo irá operar em modo de retro compatibilidade (2.0 ou inferior), não impactando em ganhos de performance. Para tirar proveito da tecnologia é necessário: 1) que a fonte do sinal (pc, vídeo game, etc) seja compatível; 2) que o seu monitor/tv forneça o suporte; 3) que o conteúdo a ser transmitido possua recursos compatíveis.

Adquirimos esse modelo pois atualizamos os 2 monitores de 1 pc de trabalho, sendo que nossa placa de vídeo possui 3 saídas, sendo: DVI, HDMI, Display Port (os cabos que acompanharam os monitores são esse último).

Antes de migrar para a versão 2.1, conectamos o monitor primário através da porta DP e o segundo utilizando um cabo HDMI comum (desses baratinhos na faixa de R$ 20,00). Mesmo sendo 2 modelos idênticos (LG 27GL650F-B.AWZ 27), a diferença de imagem entre o cabo HDMI e DP foi gritante. Por se tratar de um monitor gamer 144hz, para alcançar esse nível de fluidez, sabíamos que seria necessário substituir o cabo HDMI antigo por um padrão mais atual. O que não esperávamos é que a qualidade de imagem (cores, contraste e o nível de preto) seria afetada utilizando um cabo inferior.

A partir do momento que fizemos o upgrade para a versão mais atual, não apenas conseguimos setar a configuração 144hz mas também, notamos as imagens mais nítidas e vibrantes. O preto fica muito mais preto (quase no mesmo nível de telas amoled) e as cores impressionam. Ressaltando que a versão 2.1 oferece suporte a resolução 8k 60hz e 4k a 120hz, sendo capaz de proporcionar ainda uma redução de atrasos na exibição do conteúdo do dispositivo e o monitor, o que garante delay mínimo na troca rápida de mídia. Inclusive testamos esse mesmo cabo PIX 2.1 em um Playstation 4 e Xbox ONE e sim, funciona, com a diferença que através dele conseguimos ativar o HDR em ambos consoles. Fora isso não houve ganhos de performance.

Sobre a qualidade do cabo PIX, atendeu nossas expectativas. Além de vir muito bem embalado, passa a sensação de um produto premium (bem diferente dos cabos hdmi tradicionais). Em relação ao custo, ele possui um valor um pouco mais elevado, adquirido por 80,00 em um site da web.

Para finalizar este post, reforçamos a importância de verificar a compatibilidade de todo o seu equipamento antes de investir em um cabo 2.1, caso contrário, a frustração será garantida pois, você não notará qualquer diferença em relação aos cabos tradicionais baratinhos. Em nosso caso por exemplo, poderíamos ter adquirido a versão 2.0 para os novos monitores, mas optamos por essa versão para posteriormente testar em outros produtos que suportam a tecnologia.

CABO HDMI PIX 2.1 É BOM?
Cabo hdmi 2.1 é necessário?
Preciso de um cabo hdmi 2.1?
Cabo HDMI Pix 2.1 funciona no Playstation 4 e Xbox One?

Leia também

Qual a melhor caixinha de som para computadores desktops e notebooks

Está procurando um som de excelente qualidade, que não distorça facilmente, e além disso proporcione ...