Preciso utilizar anti-vírus no Android?


A primeira coisa que devemos entender é o significado de vírus e anti-vírus. Explicando de uma maneira bem simples, vírus são pequenos programas criados para causar algum dano a um dispositivo, seja ele de pequeno porte, como um smartphone e tablet, de médio porte, como um notebook e desktop, e até mesmo grande porte, como servidores de empresas.

São diversas as ações e danos que um vírus pode causar. São desde travamentos de dispositivos, bloqueio de dados, até destruição e roubo de informações. A cada ano que passa, os vírus se tornam mais sofisticados e mais difíceis de combatê-los. Neste caso, para garantir a segurança dos nossos equipamentos e informações, é preciso fazer uso de mecanismos de segurança que auxiliem nessa tarefa. É aí que entra o anti-vírus.

vírus_android

O papel do Anti-vírus

O anti-vírus é um programa que age como um escudo e tem como objetivo bloquear e monitorar todas as ações realizadas pelos usuários, tais como: acessar páginas da internet ou baixar aplicativos. Quando você abre uma determinada página na internet, o seu programa anti-vírus realiza uma análise dos arquivos contidos naquela página e dos links vinculados à mesma. Caso seja detectada a presença de algo suspeito na página visitada, o site é fechado automaticamente pelo anti-vírus.

Existem no mercado diversos programas anti-vírus, tanto em versões gratuitas como pagas. Confira algumas opções:

antivirus_android

Um detalhe muito importante a considerar: De pouco adianta um programa anti-vírus instalado em um dispositivo se não existe um modo consciente de uso do equipamento. Explicando em outras palavras, não há medidas de proteção infalíveis. Os programas de proteção citados anteriormente apenas irão ajudar a manter o seu equipamento um pouco mais seguro. Se você, usuário, clica em um link de caráter duvidoso, por exemplo, muito provável que o seu dispositivo seja infectado, colocando em risco todos os seus dados, juntamente com o bom funcionamento do computador.  Infelizmente, não existe uma receita pronta que garanta a segurança do equipamento, e na qual o usuário pode basear-se para não cair nas armadilhas digitais existentes. Tendo isso em vista, por outro lado, nós do Ultra64, sugerimos apenas um princípio, que quando seguido, irá tornar o seu dia a dia virtual mais seguro. Trata-se do uso adequado do equipamento. Somente clique em links de destinatários no qual você está aguardando, não visite sites de caráter desconhecido e evite baixar programas desnecessários em seu equipamento. Este princípio é valido tanto para usuários de smartphones, tablets, notebooks e computadores desktop.

O sistema Windows, mais famoso e popular Sistema Operacional de computadores desktop e notebooks, é um grande alvo dos vírus de computador. Neste caso, o cuidado deve ser redobrado para o uso deste sistema. Em se tratando de dispositivos mobile com sistemas Android, felizmente, é um pouco mais difícil acontecer a infecção. Dentre os diversos fatores que contribuem para isso, destacamos a idade do sistema, considerada recente no mercado, com isso, ainda pouco explorada para fins de destruição. Notamos, aos poucos, que o sistema vem sendo cada vez mais explorado e novos vírus vêm sendo criados para este tipo de sistema.

Basicamente, para que o dispositivo Android seja infectado, o usuário deverá fazer antes 3 ações: 1) acessar um link 2) fazer o download de um aplicativo (os famosos APKs) 3) instalar o aplicativo dando permissões diversas para que esse possa controlar todo o sistema.

Para manter o seu dispositivo mobile mais seguro, baixe aplicativos somente via Google Play, evitando a instalação de formas secundárias. Para quem não sabe, aplicativos também podem ser baixados e instalados de outras fontes, mas não tão confiáveis como a Google Play. Evite-as.

E reforçando o que foi dito acima, utilize o dispositivo de forma adequada, fazendo apenas o que for necessário no sistema, e descartando ações que não são importantes.

Medidas de segurança para manter o seu dispositivo Android mais seguro:

  • Baixe aplicativos somente via Google Play;
  • Em aplicativo como WhatsApp e Facebook, evite clicar em links de remetentes que você não esperava. Se for o caso, pergunte a eles se o link é confiável.
  • Apague mensagens de e-mails desconhecidos. Lembre-se, é preferível prevenir do que correr o risco de ter os seus dados ou bom funcionamento do dispositivo comprometido.
  • Acesse apenas sites conhecidos.
google_play
Ilustração: Ícone da Google Play

Uma das maiores reclamações dos usuários do Android é que os aplicativos anti-vírus muitas vezes causam lentidões no sistema, uma vez que ficam ativos o tempo todo monitorando todas as ações realizadas no sistema. Se o seu dispositivo possui pelo menos 1GB (1000 MB) de memória RAM, você dificilmente irá notar alguma perda de desempenho. Dessa forma, caso se sinta mais seguro com a ideia da proteção adicional, tendo em mente que a segurança também depende da forma que o equipamento é utilizado, vale a pena baixar e instalar.

Caso esteja na dúvida sobre a quantidade de memória RAM de seu aparelho, clique nesse link saiba como proceder.

antivirus_android_2

Leia também

Como descobrir meu número de telefone celular em qualquer operadora

Pode parecer  um assunto inútil, mas essa é uma situação que acontece com muitas pessoas. ...