De uma maneira bem simplificada, o que é Root?


Fazer root em um dispositivo Android nada mais é do que obter privilégios de administrador, ou seja, a partir do momento que você realiza esse procedimento, poderá executar tarefas e ações que antes não poderia, tais como alterar consumo da bateria do dispositivo e modificar o clock do processador.

Apenas a título de comparação, imagine um computador utilizando o sistema operacional Windows. É possível criar diversas contas de usuário com privilégios diferentes. Vamos imaginar duas contas, sendo: uma Administrador e outra Cliente. A conta com privilégios de administrador poderá instalar e remover aplicativos, realizar alterações no registro para agilizar o sistema, alterar o funcionamento do computador no geral, enfim, terá acesso total às funcionalidades do sistema. Já a conta de usuário Cliente estará limitada apenas à utilização do computador, não havendo a possibilidade de executar comandos mais específicos, tais como instalar programas e alterar o funcionamento do computador, por exemplo.

root_comparacao
Ilustração: O Windows permite contas de usuários com privilégios de administrador ou Cliente

Em dispositivos Android esse acesso de Administrador é bloqueado,desse modo, o usuário apenas tem acesso as funções estipuladas pelas fabricantes. Fazer o acesso Root nesses dispositivos garante o acesso aos privilégios de administrador e ainda, a possibilidade de atribuir funcionalidades extras que antes estavam inacessíveis.

Vantagens de ter Root

Iremos citar como exemplo um tablet da LG que possuímos, o Gpad V500. Apesar de ser um modelo lançado em 2013, esse dispositivo possui uma boa configuração: 2GB de memória RAM, processador snapdragon 600 e tela full HD. Configurações como essa são capazes de rodar as versões mais atuais do Sistema Android, como o Lollipop e o Marshmallow, com fluidez. Entretanto, a fabricante deixou as atualizações do sistema de lado, sendo a última versão disponível para o dispositivo o Kit Kat.

A partir do momento que fizemos o root no aparelho, pudemos realizar diversas melhorias. Poderíamos inclusive atualizar a versão do sistema para uma mais atual, mas em nosso caso, optamos por manter o Android em sua versão original, e acrescentar algumas funções extras.

Alguns exemplos de recursos que atribuímos ao sistema foram:

1) Possibilidade de abrir dois aplicativos simultaneamente na mesma tela, recurso presente na maioria dos tablets mais recentes;

2) Realizar o download de arquivos grandes diretamente para o cartão Micro SD;

Ilustração: Mover aplicativos para o cartão micro SD são uma das funcionalidades mais desejadas por quem faz root
Ilustração: Mover aplicativos para o cartão micro SD são uma das funcionalidades mais desejadas por quem faz root

3) Ouvir músicas do Youtube mantendo-o minimizado na tela.

Ilustração: Através do root podemos instalar um módulo para utilizar o Youtube com ele minimizado
Ilustração: Através do root podemos instalar um módulo para tocar vídeos do Youtube mesmo com a tela minimizada.

4) Remover aplicativos de fábrica, os famosos bloatwares.

Conforme vocês podem observar, são várias as funções que podem ser adicionadas aos dispositivos com acesso root, no entanto, existe outro lado da moeda.

Desvantagens de fazer Root

1) Garantia

A primeira coisa que devemos alertar é que, se o seu tablet ou smartphone foi adquirido recentemente, perderá a GARANTIA. Embora o acesso root não prejudique em nada, cada funcionalidade extra, como as que citamos acima, só podem ser adicionadas a partir do momento que instalamos determinados aplicativos e módulos para ativar essa função. Existem aplicativos, por exemplo, que prometem deixar os aparelhos mais rápidos, e para isso, colocam o processador para trabalhar em uma frequência acima do padrão de funcionamento, o que poderá gerar travamentos e danos ao dispositivo. Isso porque neste caso, o root possibilitou a instalação de um aplicativo que antes não era permitido (por razões óbvias de segurança) e foi alterada a forma como o Hardware funcionava.

2) Vírus e Malwares

Como vimos anteriormente, alguns aplicativos e funcionalidades só podem ser adicionados ao dispositivo com acesso Root. Aproveitando-se dessa situação, existem uma enorme quantidade de vírus disfarçados de aplicativos que, quando instalados, comprometem o bom funcionamento do dispositivo. Um exemplo são os aplicativos que geram créditos de redes móveis ou dinheiro virtual para jogos. Esses aplicativos podem oferecer um grande risco ao dispositivo, uma vez que o usuário deve conceder acesso às informações contidas no aparelho.

Ilustração: Muitos dispositivos android se infectam com vírus e malwares através de aplicativos instalados através do root
Ilustração: Muitos dispositivos android se infectam com vírus e malwares através de aplicativos instalados através do root

3) Bloqueio de atualizações oficiais do sistema

Se você fez root em seu dispositivo e a fabricante liberar uma atualização do sistema por meio de download, duas coisas poderão acontecer. Uma é o seu aparelho bloquear a instalação da atualização, e a pior delas, atualizar e causar travamentos constantes no sistema. Devemos reforçar que, caso o seu aparelho seja um modelo recente, o mesmo estará sujeito a um atualização eventual da fabricante, portanto, não sugerimos que faça root! A menos que esteja ciente dos inúmeros problemas que poderá ter mais tarde. Alguns usuários afirmam que após a remoção do Root é possível receber as atualizações da fabricante normalmente, mas esse processo não é tão simples assim.

Dispositivos rooteados não devem baixar atualizações oficiais das fabricantes afim de evitar problemas
Ilustração: Dispositivos roteados não devem baixar atualizações oficiais das fabricantes afim de evitar problemas

Conclusões – Vale a pena fazer root?

Se o seu aparelho já não está mais no período de garantia, a fabricante não lança mais atualizações do sistema (Android) para o modelo e você tem plena consciência do que irá baixar e instalar em seu aparelho, sim, vale a pena fazer root. Agora, se você não possui segurança para fazer root ou até mesmo atribuir funções (que muitas vezes não será necessário simplesmente baixar um aplicativo), recomendamos que não faça o root, pois, com certeza, terá problemas futuros. O root pode oferecer diversos benefícios para seus usuários, entretanto, para alcançar os resultados esperados, é exigido um conhecimento razoável sobre o assunto. Usuários comuns poderão ter dificuldades durante o processo e causar danos ao sistema de modo que, ele comece a apresentar travamentos e lentidões.

Leia também

Como descobrir meu número de telefone celular em qualquer operadora

Pode parecer  um assunto inútil, mas essa é uma situação que acontece com muitas pessoas. ...