É cada vez maior o número de pessoas que utilizam a internet para acessar suas contas bancárias, consultar extratos e até mesmo realizar transações. Entretanto, uma questão que vem sendo negligenciada por grande parte das pessoas refere-se à segurança dos equipamentos utilizados para realizar tal acesso.
Independente de qual banco você é correntista, é necessário tomar algumas medidas de segurança com o intuito de manter-se protegido e livre de eventuais dores de cabeça. O mais importante é utilizar o computador com consciência, evitando realizar ações desnecessárias ou que possam comprometer o bom funcionamento e segurança do equipamento.
Como utilizar o gerenciador financeiro de forma segura
- Evite utilizar computadores de terceiros para acessar o seu gerenciador financeiro;
- Mantenha o anti-vírus sempre atualizado;
- Não acesse sites desconhecidos ou de conteúdos duvidosos;
- Mantenha o sistema operacional sempre atualizado;
- Evite conectar dispositivos removíveis (pendrive, hd externo, etc) de terceiros em seu computador.
O ideal mesmo seria o usuário possuir um computador específico somente para esse tipo de ação.
Gerenciador financeiro bloqueado, o que fazer?
Não tem nada mais chato do que acessar o gerenciador em seu computador/smartphone e se deparar com a mensagem de que ele foi bloqueado. Quando isso acontece o usuário deve se dirigir à uma agência em sua cidade e procurar um atendente. Algumas vezes eu até consegui fazer isso por telefone mas, nas últimas vezes exigiram que eu fosse pessoalmente. O processo é bem rápido (o problema são as filas), e o atendente irá lhe informar o que exatamente fez o seu gerenciador ser bloqueado (segundo eles por questões de segurança). Vou listar abaixo os motivos que já escutei pessoalmente:
O que pode fazer o gerenciador financeiro ser bloqueado
- Seu computador está com vírus, formate!
- Seu windows está desatualizado, atualize!
- O seu roteador está com problemas de DNS, resete e mude a senha!
- O seu navegador está desatualizado, atualize!
- Verifique o seu anti-vírus pois provavelmente não está funcionando, baixe outro!
Na maioria das vezes apenas escutei e evitei argumentar para evitar stress de minha parte. Afinal de contas, o micro onde faço essas transações possui Windows 10 Original (que vira e mexe baixa updates), possui um bom anti-vírus (Kaspersky) e atualizo constantemente os navegadores. Pelo que você já percebeu, se com o equipamento “limpo” já escutei essas desculpas, imagina se eu não utilizasse o equipamento de forma segura.
Gerenciador financeiro no celular é seguro?
Desde que o seu Android esteja atualizado você não terá problemas em utilizar o gerenciador financeiro pelo smartphone. Isso não significa que o seu dispostivo necessite estar com a última versão do sistema operacional, mas sim, com patches de segurança atualizados.
Como verificar a última versão do patch de segurança do android?
Abra o menu de configurações de seu smartphone/tablet e clique sobre a opção “Sobre”. Em alguns dispositivos será necessário acessar uma outra opção além dessa, “Sobre o Software”.
Siga as dicas acima e você não terá muitos problemas em utilizar o gerenciador financeiro em seu smartphone, tablet ou computador. Caso tenha feito root em seu dispositivo android, recomendo fortemente que não acesse o serviço online do banco. Uma outra dica importante é SEMPRE encerrar o gerenciador da maneira correta, ou seja, clicar no botão “Sair”. Evite fechar apenas a guia de seu navegador ou esperar o tempo finalizar sozinho.